construção civil
Profissionalismo, Tecnologia

Construção civil está em clima de otimismo para o ano de 2019

Os últimos anos de recessão econômica atingiram diretamente a construção civil. Este segmento, que tem uma participação representativa no PIB nacional, sofreu com o aumento do desemprego e consequentemente com a queda na confiança dos investidores.

Em 2018, o PIB da construção civil registrou o quinto ano seguido de redução, mas a expectativa para 2019 é que esses números mudem. A projeção de crescimento de 1,3% pode parecer pouco, mas já possui muito significado.

A volta de investimentos no setor está sendo aguardado com confiança pelas empresas do ramo, trazendo uma visão otimista, principalmente a partir do segundo semestre do ano.

De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, para 2019 espera-se que o PIB brasileiro cresça 2,8%.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 2,6 pontos no mês de janeiro e chegou a 98,2 pontos, o maior nível desde agosto de 2018. A confiança subiu em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

A parcela de empresas que preveem aumento do total de pessoal ocupado subiu de 12,9% para 19,8% entre os meses de dezembro e janeiro, enquanto a das que projetam diminuição, caiu de 17,3% para 15,2% do total.

O aumento do investimento no setor de construção civil também aumentará o nível de empregos gerados.

Fonte: Revista MT