Agricultura, Sem categoria

Fazendeiro aposentado é fã de tratores, com uma coleção de 125 tratores

Após uma visita a uma feira de veículos nos EUA, o aposentado Jaime Roberto Brabo Carida, 60 anos, se fascinou por tratores. Voltando ao Brasil, começou a procurar pelas máquinas e em poucos meses, um amigo lhe mostrou um Landini 1950, no qual ele se apaixonou.

Seu objetivo era usá-lo para enfeitar a sua fazenda, mas vendo a máquina ser destruída pelo tempo, acabou o restaurando e depois desse trator, mais 124 vieram. Todos não ultrapassam do ano 1960. Jaime possui uma coleção cujo valor ultrapassa R$: 2,5 milhões.

Todos os tratores comprados por meio de leilões, compras individuais ou internet, com a ajuda do seu filho, que fica de olho em qualquer oferta interessante. Assim que os tratores chegam na fazenda, são cuidadosamente catalogados por Jaime, anotando nome, modelo, chassi, entre outros detalhes.

Por mais que sua coleção é imensa, nada supera o amor pelo primeiro trator, o Landini 1950. “Esse não tem jeito. Por ter sido o primeiro a gente guarda com mais carinho. Não que os outros não sejam importantes. Eles são alguns dos meus grandes tesouros”, finaliza Jaime.