Agricultura

Embrapa pretende desenvolver tecnologias em drones para utilização no campo

A Agricultura de Precisão (AP) busca criar maneiras cada vez mais valiosas aos produtores para aumentar o rendimento das lavouras e reduzir o impacto ambiental. Assim, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) se tornou responsável pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de estimular ainda mais a atividade agrícola brasileira. Por exemplo, tornando acessível o uso de drones por pequenos e médios agricultores.

Segundo a Embrapa Instrumentação, os sistemas de bordo criados para os drones combinarão a experiência da Embrapa em agricultura, algoritmos de processamento de imagem ao processador dos drones e avançadas tecnologias móveis, com a missão de coletar, processar, analisar e transmitir informações das lavouras em tempo real para os agricultores e agentes ambientais de todo o Brasil.

Esses dados serão usados para identificar deficiências nas lavouras, ocorrência de pragas, escassez hídrica, déficit de nutrientes e danos ambientais, fazendo com que os agricultores possam reagir e evitar possíveis problemas.